segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SEMANA DO TRANSITO


MOBILIDADE URBANA »Prefeitura lança programação da Semana de Trânsito em Natal

Publicação: 19/09/2011 18:59 Atualização:
De Jussara Correa para a redação do Diário de Natal
Carros amassados em alguns canteiros de Natal têm chamado atenção da população nos últimos dias. Eles foram colocados, de forma estratégica nas ruas mais movimentadas da cidade para alertar sobre o perigo de dirigir sob efeito de alcool, utilizando telefone, entre outras infrações.

A iniciativa faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito, que foi lançada em Natal na tarde de hoje (19), pela titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Ana Elisabeth Thé. Com o tema “Trânsito seguro: um compromisso com a vida”, a campanha local terá uma programação de cinco dias com ações educativas destinadas aos motoristas e pedestres. O evento de lançamento foi realizado no auditório do Sesc, no Centro da Cidade, contou com a presença de estudantes de escolas municipais.

Com a ajuda de um ator e dos educadores de trânsito - conhecidos como palhaços do trânsito - a secretária falou, de forma descontraída, sobre os cuidados que as pessoas devem tomar ao dirigir e também os pedestres, ao se deslocar nas ruas. A prefeita de Natal, Micarla de Sousa também participou do evento e falou da importância das crianças e adolescentes na propagação dessas ideias de educação no trânsito. “É com a ajuda de vocês que faremos uma sociedade melhor. Infelizmente, muitas pessoas tiraram carteira de motoristas numa época em que cidadania não era prioridade. Quando assumi a administração, mudei o nome da secretaria para Mobilidade Urbana, porque temos que colocar o cidadão em primeiro lugar”, afirmou.

O evento contou ainda com a participação de Marcelo Moura, idealizador da campanha “Trânsito na Paz”. Marcelo é pai de Alan Almoedo Moura, de 17 anos que faleceu em fevereiro deste ano em um acidente de carro. Entre as ações programadas para esta semana, está a o Dia Mundial “Na cidade sem meu carro”, que acontece na próxima quinta-feira e as pessoas terão 20% de desconto na tarifa de táxi, como forma de incentivar as pessoas a deixarem seus veículos na garagem.

Outra ação de destaque é o bafômetro nos bares. Segundo a secretária da Semob, na sexta-feira serão realizadas ações educativas em três estabelecimentos de Natal - Candelária, Ponta Negra e Petrópolis. “Não será algo para intimidar os consumidores. Será uma abordagem lúdica, teatral, apenas para alertar sobre o perigo de beber e dirigir. Vamos incentivar a escolha do motorista da vez, aquele amigo que não bebe e cuida da carona dos demais”, disse.

A campanha local segue as diretrizes da Semana Nacional lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujo tema é  Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas.

Programação
Terça-feira

- 8h às 11h: Ações educativas nas faixas de pedestres e estacionamentos com
multa moral. Local: Midway Mall
- 15h30: Palestra educativa “Trânsito seguro: compromisso com a vida”. Local:
CEMURE

Quarta-feira

- 8h às 12h: Gincana de trânsito entre as escolas: alunos do 5º ano. Local:
Faculdade Câmara Cascudo
- 14h às 18h: Gincana de trânsito entre as escolas: alunos do 9º ano. Local:
Faculdade Câmara Cascudo

Quinta-feira

- Dia mundial “Na cidade sem meu carro”. Simulação de corredores exclusivos
com cones para ônibus e táxis.
- 10h às 13h: Ações educativas nos estacionamentos - Multa moral. Local: Natal
Shopping

Sexta-feira

- 8h às 11h: Ações educativas nas faixas de pedestres. Local: Av. Capitão Mor
Gouveia
- 14h às 17h: Ações educativas nas faixas de pedestres e rotatórias. Local:
Av. Café Filho - Praia dos artistas
- 19h: Blitz conscientização em bares. Campanha Carona Amiga/Amigo da Vez.
Local: Bares de Petrópolis/ Candelária/ Ponta Negra

Sábado

- 8h às 11h: Ações educativas nas faixas de pedestres. Local: Final da Ponte
Newton Navarro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário