sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O PMDB,O FISIOLOGISMO E A GOVERNABILIDADE


Que o PMDB é governo desde a redemocratização do País não é novidade para ninguém. Mas, as consequências da participação dos peemedebistas nesses governos é que dividem opiniões.

Hoje, durante a cerimônia de filiação do ex-governador Geraldo Melo ao PMDB, o presidente estadual do partido, deputado federal Henrique Eduardo Alves, se defendeu das críticas que a legenda vem recebe.

Henrique tentou justificar o fisiologismo do PMDB, em uma frase que soou até arrogante. “Não é o PMDB que precisa dos governos. São os governos que precisam do PMDB”, vociferou.

O deputado não disse nenhuma mentira. É verdade. E por precisar do PMDB os governos têm pagado preços altos. O partido exige uma grande parte da gestão para dar, em troca, apoio político e administrativo.

Só no governo da presidente Dilma Rousseff (PT) já foram dois ministros peemedebistas exonerados após escândalos de corrupção. Mas, isso não foi o suficiente para o partido deixar de aparelhar a gestão petista.

Dilma precisa da governabilidade. Sem o PMDB, ela sabe que perde a ampla maioria que possui na Câmara e no Senado. O partido mantém a petista como refém.

Hoje, o PMDB é o aliado que todo partido que governa precisa, mas nenhum gostaria de ter.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário