quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PAI É PAI

"Ser pai é ensinar ao filho curioso o nome de tudo."
Lêdo Ivo




Pai é pai
Pai? O dicionário diz que é o genitor. Os filhões discordam. A acepção apresentada limita a figura. Pai é mais que gerar filhos. Pai ri, brinca, ensina. Pai apoia. Pai entende. Pai educa. Pai aplaude o sucesso. Pai aceita o fracasso como o primeiro passo da aprendizagem. Pai é tudo de bom. Só a tautologia o define. Pai é pai.

Algo mais
O tempo passou. Como quem fica parado é poste, as famílias foram atrás. Mudaram de cara. Ficou pra trás a tradição de homem solteiro se casar com mulher solteira. O leque se ampliou. Homens e mulheres se casam mais de uma vez. Os filhos deixaram de ser só do casal. Hoje existem os meus, os teus e os nossos. Ficou pra trás também a tradição de a meninada ficar com a mãe. O pai disputa a guarda das crianças. Muitas vezes ganha. Então, multiplica-se. Faz as vezes do pai e da mãe. Vira pãe.

Filhos & filhos
O pai gera filhos. A língua gera expressões. Amplia o sentido da palavra e enriquece as possibilidades de dizer e falar. Pai, claro, aparece em montões de criaturas. Pai da ideia é o autor, o mentor de algo. Significa o mesmo que pai da criança. Pai da igreja é o fundador, o iniciador de determinada fé. Pai dos pobres, o protetor dos descamisados. Pai da pátria, o político que se diz a solução de todos os males. Pai de família, o homem que lidera mulher e filhos. Pai de santo, babalorixá. Pai de todos, o dedo médio da mão. Pai dos burros, o dicionário. E por aí vai.

Olho na diferença
O diminutivo de pai é paizinho. O aumentativo? Paizão. O diminutivo de país é paisinho. O aumentativo, paisão.

Eles disseram

"Ninguém é responsável pelo pai que tem. O problema é da mãe." (Margaret Turnbull)

"Depois de Deus, nossos pais." (William Penn)

"O menino é o pai do homem." (Words Worth)

"O defeito fundamental dos pais é desejarem que os filhos sejam motivo de glória para eles." (Bertrand Russell).

"O respeito pelos pais só resiste enquanto os pais respeitarem o interesse dos filhos." (Raul Brandão)

"Os pais devem dar sempre para serem felizes. Dar sempre é o que faz que sejamos pais." (Honoré de Balzac)

"Os nossos pais nos amam porque somos seus filhos é fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas, nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em outro lugar." (Bertrand Russell)

"Um pai vale mais que uma centena de mestres-escolas." (George Herbert)

"Se tu soubesses, quando deixamos de ter os nossos velhos, até que ponto lamentamos não lhes havermos dado mais do nosso tempo." (Alphonse Daudet)

"Sábio é o pai que conhece o próprio filho." (Shakespeare)

Leitor pergunta
Assisti a uma palestra no seu colégio? Assisti a uma palestra em seu colégio? Ambas as formas me parecem corretas. Mas tenho dúvida. Pode me ajudar? - Catiene Jesus, lugar incerto

Quem responde à questão é o pronome possessivo. Ele pode ser acompanhado de artigo. Ou dispensá-lo. Merecem nota 10 as duas frases: Minha mãe mora em São Paulo. A minha mãe mora em São Paulo.

Ora, se o artigo é facultativo, ambas as opções que você apresentou estão corretas. Ao usar no, você combinou a preposição em com o artigo o. Ao grafar em, você ficou com a preposição pura. Vá em frente.

***

Dear, dia desses o Correio Braziliense publicou matéria chamada "Antártida". Ouvi dizer que essa palavra não existe. Será ? - Temístocles M Castro, Brasília/DF

Existe sim. Antártida é o nome do continente gelado. Antática pode ser o nome do continente ou o adjetivo: Visitei a Antártida (ou Antártica). O continente antártico fica no extremo sul do continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário