quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MULHERES EM ALTA

O poeta é como a mulher: precisa dar à luz."
Leopold Senghor






Mulheres em alta

Se alguém duvidava, teve as convicções abaladas. As mulheres chegaram ao topo. Não foi fácil. Elas tiveram de vencer preconceitos tão antigos quanto o rascunho da Bíblia. Há meio século mandaram o padre Antonio Vieira rezar em outra paróquia. O autor dos sermões mais eruditos da língua repetia sem se cansar que lugar de mulher é a casa. Ela só deveria pôr os pés na rua em três ocasiões -- no batismo, no casamento e no enterro.

Leila Diniz & cia. inconformada queimaram sutiãs em praças públicas, desfilaram barrigas grávidas pelas areias de Copacabana, invadiram espaços masculinos. Entre eles, as Forças Armadas. Valeu. Alemanha, Argentina, Brasil, Costa Rica etc. e tal elegeram ilustres senhoras para governá-los. Não só. No Brasil, elas dominam a elite da educação. Detêm mais de 50% dos títulos de mestrado e doutorado. Mas o salário delas não alcançou o dos homens que ocupam função semelhante. São senões que pedem providências.

Por falar em senões 

Enquanto a igualdade não vem, vale vencer o obstáculo da língua. Senão ou se não? O som é o mesmo. Mas a grafia varia. Ora aparece em uma só palavra. Ora, em duas. Escolher entre uma e outra é baita dor de cabeça. Um cochilo e%u2026 trocam-se as bolas. Valha-nos, Deus! Melhor dar uma estudadinha no assunto. O tema é menos difícil que o salto feminino. Vamos lá?

Se não

Use o separadinho quando:

a. puder substituí-lo por caso não: Se não chover (caso não), vamos ficar desidratados. Levará falta se não (caso não) for à aula. A declaração deve dizer tudo. Se não (caso não), precisa ser revista.

b. equivaler a quando não: Pareciam amigos, se não (quando não) bons companheiros. O desafio é, se não (quando não) de solução impossível, pelo menos muito difícil. Se lhe convém, leva o trabalho a sério, se não (quando não), leva-o na brincadeira. A empresa vai demitir quatro empregados, se não (quando não) cinco.

c. for conjunção integrante. Aí, é moleza. Ninguém erra: O pai quer saber se não é melhor o filho estudar de manhã. O governador perguntou se não era possível adiar a votação do projeto. Ele se questionou se não era preferível viajar de carro.

Senão

Use o coladinho nos demais casos: Nada lhe restava senão (a não ser) a aposentadoria. O deputado não é senão (mais do que) um representante do povo. Não fazia nada senão (a não ser) chorar. Isto não compete à Câmara Legislativa, senão (mas) ao governador. Não há beleza sem senão (defeito).

Teste

Eis as manhas dos senões. Conhecendo-as, não há saída. É acertar ou acertar. Quer ver? Outro dia, a equipe de repórteres de política discutia o senão desta frase:

Talvez Dilma tenha de se livrar de cinco ministros, se não seis.

Certo? Errado? Um lembrou o macete apresentado no item b do separadinho. No caso, o senão é substituível por caso não. Daí abrir espaço pra duplinha: um pra lá, outro pra cá.


Leitor pergunta

Gostaria de saber a pronúncia correta do singular e plural de poça d'água. É possível?
Carmem Abreu, Formiga

O dicionário registra as duas pronúncias -- pôça e póça. Você escolhe. Sugestão: opte pela adotada na sua região. Por quê? A língua é como a mulher de César. A ilustre senhora não só tinha de ser honesta. Tinha de parecer correta. A língua não só tem de ser correta. Tem de parecer correta.

***

O mesmos que aparece em "nós mesmos" tem uma cara de pleonasmo%u2026 Será que ele é? Maria Cleusa, Porto Alegre

Não. O mesmos funciona como reforço. É jeito de enfatizar o nome ou o pronome. A gente pode passar sem ele. Mas o danadinho faz diferença. Compare: Eu (mesma) fiz o trabalho. Ele (mesmo) expulsou a rival. Eles (mesmos) farão o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário